Paypal prepara-se para entrar na guerra das maquininhas

07/01/2019 - Foi a maior aquisição da história empresa americana, fundada em 1998, muito antes de o termo fintech se popularizar.

Em maio deste ano, o Paypal desembolsou US$ 2,2 bilhões e comprou a companhia sueca de meios de pagamentos iZettle, dona de maquininhas de cartão. Foi a maior aquisição da história empresa americana, fundada em 1998, muito antes de o termo fintech se popularizar.

O preço alto pago pelo Paypal tem um motivo. A iZettle será o passaporte para a companhia americana entrar no disputado mercado de maquininhas no mundo. Com presença em 12 países, a companhia tem presença no Brasil. "Vou ser forçada a entrar nesse mercado", disse Paula Paschoal, diretora-geral do Paypal, referindo-se à atuação nessa área no País.

A executiva não forneceu datas, nem planos - até porque a transação entre Paypal e iZettle ainda precisa ser aprovado pelas autoridades regulatórias. Mas deixou claro que esse é o caminho natural, quando o negócio for concluído.

Sobre a acirrada disputa nesse segmento, que conta com empresas de grande porte como Cielo, do Bradesco e Banco do Brasil, e Rede, do Itaú, além de PagSeguro, do grupo UOL, e Stone, Paula acredita que há ainda espaço para novos competidores. "Há uma população desbancarizada muito grande no mercado brasileiro", afirma a executiva.

A iZettle é considerada a Square da Europa, em uma referência à empresa americana fundada por Jack Dorsey, um dos criadores do Twitter, que atua no mercado de meio de pagamentos e é muito popular nos Estados Unidos. Com capital aberto na Bolsa de Nova York (Nyse), ela vale mais de US$ 24 bilhões.

No Brasil, a iZettle tem uma atuação mais próxima de PagSeguro e Stone, pois oferece uma maquininha que pode ser comprada através de parcelamento. Além disso, seu foco são os pequenos negócios.

O Paypal, por sua vez, reforçará sua atuação no Brasil com a parceria com o Itaú, anunciada no fim de agosto. Neste fim de ano, o aplicativo do banco brasileiro passará a contar com um link para abertura de contas do Paypal.

Atualmente, o Paypal conta com 4 milhões de pessoas que usam sua carteira digital ativamento no Brasil - no mundo são 254 milhões. Com o acordo com o Itaú, o Paypal espera ganhar 1 milhão de novos clientes em 2019.

  •  Fonte : https://www.linkedin.com/pulse/paypal-prepara-se-para-entrar-na-guerra-das-ralphe-manzoni-jr-/
     NEOCONSIG